As Mamas

Sexta-Feira, 07 de Outubro de 2011, 01h:55 | Atualizado:

As mamas se localizam sobre os músculos do tórax que cobrem as costelas. A estrutura interna da mama lembra a de uma árvore. As folhas são comparáveis aos àcinos, estruturas responsáveis pela produção do leite.

Os galhos da árvore que vão se ramificando a partir do tronco e ficando cada vez mais finos correspondem aos ductos, que se ramificam a partir do ducto principal e conduzem o leite ao mamilo, também chamado de papila mamária.

O mamilo fica na aréola, que consiste de pele um pouco mais pigmentada. Tecidos gordurosos preenchem os espaços em volta dos lóbulos e ductos. Não há músculos na mama. Cada mama também apresenta vasos sangüíneos e vasos linfáticos por onde circula um líquido incolor, denominado linfa.

Os vasos linfáticos levam a pequenos órgãos com formato de feijão, chamados linfonodos. Agrupamentos de linfonodos são encontrados na axila, próximos a mama (embaixo do braço), acima da clavícula e no tórax. Os linfonodos também são encontrados em muitas outras partes do corpo e fazem parte do sistema de defesa do organismo.

ENVIE ESTA MATÉRIA

Comentários

Preencha o formulário abaixo e seja o primeiro a comentar esta notícia

COMENTE ESTA MATÉRIA

Leia Mais

INÍCIO
ANTERIOR
1 de 1
PRÓXIMA
ÚLTIMA