Representação

Plano de Políticas Públicas para as Mulheres de MT, um avanço.

Sexta-Feira, 29 de Maio de 2015, 20h:13 | Atualizado:

Como representante da MTmamma participei da elaboração do eixo “saúde das mulheres, direitos sexuais e reprodutivos” da proposta para o Plano Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres de Mato Grosso que está sendo construído pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Mato Grosso.A principal preocupação como representante titular de uma entidade de apoio a pacientes em tratamento e pós-tratamento de câncer de mama, foi garantir no documento que a meta de melhorar as condições de diagnóstico e tratamento de câncer de mama no Estado de Mato Grosso estivesse contemplada.
Outro aspecto tido como relevante foi inserir no eixo saúde a diversidade de mulheres que fazem parte da sociedade mato-grossense. Em outros termos, a necessidade das políticas públicas atenderem as demandas específicas das mulheres nas várias condições socioculturais em que vivem.Desta feita, foi estabelecido no texto que todas as mulheres, ou seja, as da cidade, do campo, das águas e da floresta, as que pertencem às diferentes etnias, as de diferentes faixas etárias, as que têm deficiência, as que estão em situação de prisão, as abrigadas, enfim,todas as que compõem o universo feminino devem ter acesso com qualidade ao diagnóstico e tratamento do câncer de mama. E as suas situações particulares devem ser respeitadas pelas políticas públicas.
O 3º Seminário foi realizado em 30 de abril de 2015, pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Mato Grosso com a discussão do Plano Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres de Mato Grosso, no auditório da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, em período integral. O evento contou com a presença de pessoas interessadas nas
questões ligadas às mulheres, representantes dos movimentos pelos direitos das mulheres e autoridades do governo e sociedade civil.
Representantes de outros municípios também compareceram ao Seminário.A intenção do evento foi apresentar a proposta de Plano Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres de Mato Grosso a fim de recolher contribuições que pudessem complementar e enriquecer o documento.A proposta está dividida nos seguintes “eixos”:
1-Diagnóstico do Estado de Mato Grosso com relação às mulheres;
2- Educação;
3- Enfrentamento à violência contra as mulheres;
4- Autonomia, igualdade no mundo do trabalho e cidadania;
5- Saúde das mulheres, direitos sexuais e reprodutivos;
6- Gestão e monitoramento.
As intervenções do público durante o Seminário foram intensas, com sugestões para serem acrescentadas ao documento muito ricas em informações e dados das realidades do Estado.O Plano Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres de Mato Grosso está sendo finalizado para ser encaminhado ao governo do estado. O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher irá acompanhar a implementação do Plano, fazendo as intervenções cabíveis e necessárias.
A MTmamma acredita que este é o caminho para a construção de políticas públicas, ou seja, com a devida participação da sociedade e, neste caso, principalmente das mulheres que ainda enfrentam muitos desafios para fazer valer seus direitos, vamos conseguir definir e implementar o que de fato pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida.
ENVIE ESTA MATÉRIA

Comentários

Preencha o formulário abaixo e seja o primeiro a comentar esta notícia

COMENTE ESTA MATÉRIA