OUTUBRO ROSA 2018

Campanha Outubro Rosa tem início, neste domingo (30.09), no Parque das Águas

Sábado, 22 de Setembro de 2018, 15h:09 | Atualizado:

IMG_7342 (1024x683).jpg

A solenidade de abertura oficial da Campanha Outubro Rosa 2018, vai ser realizada no domingo, 30 de setembro, às 19h, no Parque das Águas, em Cuiabá, com a apresentação do Sexteto de Metais da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Pescuma, Henrique e Claudinho. A MTmamma amigos do peito - a Associação de Apoio a Pessoas em Tratamento e Pós-Tratamento do Câncer de Mama de Mato Grosso realiza o alerta sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama com uma série de atividades, ao longo do mês de outubro, como parte do movimento que acontece em vários países.Este ano o lema da campanha é : Para todas as gerações o importante é a prevenção.

Palestras agendadas em instituições públicas e privadas já estão sendo realizadas pela MTmamma, desde 20 de setembro. A partir do dia 01 de outubro, o Bazar Beneficente com a venda de camisetas e produtos da associação como os chaveiros Coração da Vida, agendas 2019 e necessairs, vai estar no Shopping 3 Américas, na Capital, e no Várzea Grande Shopping.Caminhada pela Saúde das Mamas, Dia na Praça Alencastro e a festa de encerramento da Campanha Outubro Rosa, a tradicional MACARROmamma, no Cenarium Rural, em 14 de novembro, integram a programação.

A MTmammaamigos do peito, desde 2010, leva informação à toda sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama por meio do autoexame, medida que pode representar a cura em mais de 90% dos casos, orientahomens e mulheres para que façam a consulta médica e os exames periódicos.

ESTATÍSTICA-No Brasil, o câncer de mama é o que mais atinge o sexo feminino. Em 2018, a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é o registro de 59.700 novos casos, somente em mulheres. Os homens também podem ter a doença, mas, o índice representa apenas 1% do total. Em Mato Grosso, os dados oficiais apontam 680 novos casos, sendo 220, na Capital.

Para a presidente da MTmamma, Cleuza Dias, a informação é uma grande aliada para ampliar a detecção precoce da doença que atinge, a cada dia, mais mulheres, principalmente, jovens, muitas assistidas pela associação, em Cuiabá. “O diagnóstico precoce pode salvar vidas já que o câncer de mama quanto mais cedo for descoberto, mais rápido se dá o tratamento e maior a chance de cura. Temos que ampliar a conscientização de mulheres e homens sobre a importância do autoexame, a visita ao médico e os exames de rotina como a mamografia. Alertamos para a prevenção em todas as gerações", destaca Cleuza Dias.

A Associação de Apoio a Pessoas em Tratamento e Pós tratamento do Câncer de Mama inspirou outras instituições publicas e privadas a realizar ações e o uso da cor rosa que é símbolo da campanha em todo o mundo. Criada, oficialmente, em março de 2009, a MTmamma amigos do peito é reconhecida pelo governo do Estado e pelo município, como entidade pública sem fins lucrativos. Formada por voluntários e assistidas (pessoas em tratamento e pós-tratamento do câncer de mama), sobrevive com as mensalidades dos associados,doações e colaboração para realizar atividades gratuitas como aulas de hidroginástica,yoga, reiki, meditação, oficinas de artesanato e customização, bate-papos mensais e grupo de psicoterapia. A MTmamma tem ainda o primeiro Banco de Perucas do Estado.

São parceiros da MTmamma amigos do peito como patrocinadores da Campanha Outubro Rosa 2018:

IMAGENS, TODIMO, SICREDI, CEDIC CEDILAB,ONCOMED, PRESTO TERCEIRIZAÇÃO,DENISE GOMES, BIOESTÉTICA,

APOIO:UFMT-PROCEV, UNIMED CUIABÁ, HELP VIDA, AGENDA ASSESSORIA, HOTEL FAZENDA MATO GROSSO, JAZZ GISELLE MORENO, FORT ATACADISTA, FIO NOBRE LINGERIE, BUFFET SÔNIA BITTENCOURT, COABRA, PROGRAMA SÁVIO PEREIRA, MARCOS CORRÊA DECOR E DESIGN, VIDA, Diagnóstico e Saúde, DESTAQUE MAGAZINE , JR TECIDOS, FLORES E FOLHAS DECORAÇÕES, VÁRZEA GRANDE SHOPPING, TRINIX, NOVA/SB



Galeria de Fotos

Arquivo(s) anexado(s)

ENVIE ESTA MATÉRIA

Comentários

Preencha o formulário abaixo e seja o primeiro a comentar esta notícia

COMENTE ESTA MATÉRIA