MTMAMMA NAS RUAS

IV Marcha Rosa cobra agilidade no tratamento do câncer de mama

Quarta-Feira, 15 de Março de 2017, 22h:21 | Atualizado:

unnamed (5).jpg

marcha.jpg

unnamed (10).jpg

A comemoração do 8º aniversário da Associação de Apoio a Pessoas em Tratamento e Pós-tratamento do Câncer de Mama de Mato Grosso, MTmamma amigos do peito, foi realizada nas ruas de Cuiabá, na manhã do dia 11 de março, na IVMarcha Rosa. O evento que reivindicou melhorias no tratamento do câncer de mama pela rede pública de saúde reuniu voluntárias e assistidas da associação e representantes de diversas entidades que, junto com a MTmamma, cobraram dos governos municipal, estadual e federal uma série de medidas necessárias às pessoas que estão ou vão dar início ao difícil e dolorido processo de tratamento.
A IV Marcha Rosa marcou também a comemoração do Dia Internacional da Mulher, em 8 de março.As assistidas da MTmamma estão entre os inúmeros pacientes que aguardam pelo agendamento de um exame na rede pública de saúde. Além da cobrança pormais agilidade nas consultas, a Marcha Rosa cobrou mais médicos e pessoal capacitado na rede pública e conveniada, maior acesso aos exames e tratamentos especializados como ‘mamografia e radioterapia’, rapidez na divulgação dos resultados e um número maior de instituições para o tratamento com mais qualidade, no estado.
De acordo com dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde da Capital, até o início do mês de março, apenas 31% dos 60 mil pedidos de exames solicitados pelo SUS, em Cuiabá, foram realizados. Exames simples, como raio-x e ultrassonografias, por exemplo, chegam a ter 90% de pendência. Quando somadosàs solicitações do interior, a demanda gira em torno de 120 mil procedimentos.
"Nós exigimos do governo uma posição favorável para as mulheres que descobrem o câncer e tem que se tratar pela rede pública, a demora no tratamento inicial, inclusive no agendamento das consultas é inadmíssível, Afinal quem tem câncer tem pressa", destaca a presidente da MTmamma, Cleuza Dias.
Também participaram da IV Marcha Rosa, a associaçãoCáceres MaMa Amor que Salva, o Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso (CRC-MT), tendo as mulheres contadoras como representantes; o Sindicato dos Servidores Públicos Estaduais da Carreira de Desenvolvimento Econômico e Social de Mato Grosso -SINDESMT; Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Várzea Grande e Fórum de Articulação de Mulheres; Assembleia Legislativa de Mato Grosso - Sala da Mulher. ]
Para a realização do evento a MTmamma contou ainda com o apoio daSala da Mulher,Prefeitura Municipal de Cuiabá, SEMOB, Água Brunado, Refrigerantes Marajá, Programa Sávio Pereira, Revista Destaque Magazine e o grupo Caçulas do Pandeiro.
8 ANOS DE LUTA-Criada, oficialmente, em março de 2009, a MTmamma amigos do peito é reconhecida pelo Estado e pelomunicípio como entidade pública sem fins lucrativos. A associação realiza também a campanha Outubro Rosa desde 2010. Além disso, associados, doadores e colaboradores junto com o trabalho de voluntários contribuem para manter a entidade que oferece, gratuitamente, aulas de hidroginástica, pilates, reiki, meditação, oficinas de artesanato e customização, bate-papos mensais e grupo de psicoterapia. A MTmamma tem o primeiro banco de perucas do Estado.

ENVIE ESTA MATÉRIA

Comentários

Preencha o formulário abaixo e seja o primeiro a comentar esta notícia

COMENTE ESTA MATÉRIA