MTMAMMA NA LUTA

IV Marcha Rosa vai às ruas, neste sábado (11.03)

Quarta-Feira, 08 de Março de 2017, 22h:31 | Atualizado:

arteefoto (160).jpg
arteefoto (178).jpg

arteefoto (312).jpg

As assistidas da MTmamma amigos do peito, a Associação de Apoio a Pessoas em Tratamento e Pós-tratamento do Câncer de Mama de Mato Grosso, estão entre os inúmeros pacientes que aguardam pelo agendamento de um exame na rede pública de saúde, em Mato Grosso. Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a MTmamma volta às principais ruas da Capital, no sábado (11.03), a partir das 7h30 da manhã, na IV Marcha Rosa em defesa dos direitos da mulher pela saúde das mamas.
A concentração para a Marcha vai ser realizada na Praça Santos Dumont e, depois, segue pelas avenidas São Sebastião e Isaac Povoas até a Praça Ipiranga, na avenida da Prainha. A Marcha também é realizada em comemoração ao 8º aniversário da MTmamma.
De acordo com dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, até o inicio deste mês, dos 60 mil pedidos de exames solicitados pelo SUS, em Cuiabá, apenas 31% foram realizados. Exames simples, como raio-x e ultrassonografias, por exemplo, chegam a ter 90% de pendência . Quando somados às solicitações do interior a demanda gira em torno de 120 mil procedimentos.
Este ano entre as reivindicações além da cobrança de mais agilidade no agendamento das consultas, mais médicos e pessoal capacitado na rede publica e conveniada, a associação quer maior acesso aos exames e tratamentos especializados como ‘Mamografia e Radioterapia’, rapidez na divulgação dos resultados e mais instituições publicas e conveniadas envolvidas no tratamento no estado.
A MTmamma cobra melhorias na rede pública do governo do estado considerando a atual demora na realização de exames que causam o sofrimento de milhares de mulheres que têm o câncer. "Nós exigimos do governo uma posição favorável para as mulheres que descobrem o câncer e tem que se tratar pela rede publica, a demora no tratamento inicial, inclusive no agendamento das consultas. Afinal quem tem câncer tem pressa", destaca a presidente da associação, Cleuza Dias.
SERVIÇO: IV MARCHA ROSA EM DEFESA DOS DIREITOS DA MULHER PELA SAÚDE DAS MAMAS
QUANDO – SÁBADO (11.03.2017)
HORÁRIO: CONCENTRAÇÃO ÀS 7h30
ONDE: PRAÇA SANTOS DUMONT – AVENIDA GETÚLIO VARGAS
PERCURSO: AV. SÃO SEBASTIÃO, ISAAC PÓVOAS ATÉ A PRAÇA IPIRANGA (AV. PRAINHA)
COMO- CAMISETA ROSA OU BRANCA, LENÇOS ROSA


ENVIE ESTA MATÉRIA

Comentários

Preencha o formulário abaixo e seja o primeiro a comentar esta notícia

COMENTE ESTA MATÉRIA