UMA DÉCADA

MTmamma comemora 10 anos alertando para o diagnóstico precoce do câncer de mama

Sexta-Feira, 01 de Março de 2019, 09h:18 | Atualizado:

Outubro Rosa 2011

Você com certeza já ouviu falar na Campanha Outubro Rosa, um alerta sobre os riscos do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce da neoplasia, medida que pode representar mais de 95% de chances de cura da doença. Esta é uma das ações que, há dez anos, garantiu um novo olhar e colocou o câncer de mama em evidência, em Mato Grosso, despertando a atenção da sociedade para o drama vivido, principalmente, por mulheres no Estado, mas que também atinge os homens em menor proporção. Foi a Associação de Trabalhadores Voluntários contra o Câncer de Mama em Mato Grosso, a MTmamma amigos do peito, criada, oficialmente, em 03 de março de 2009, a entidade responsável por esta proeza.

Para comemorar uma década de atuação, uma programação especial vai ser realizada nos próximos meses. No sábado (02.03), vai ser realizado um Culto Ecumênico, na sede da MTmamma, na rua Amâncio Pedroso, no Bairro Petrópolis, em Cuiabá. Na quinta-feira 07.03), a associação participa da Tribuna Livre da Câmara Municipal da Capital. A Marcha Rosa 2019, vai pra as ruas de Cuiabá, no sábado (09.03), às 8h.A caminhada tem início naPraça Alencastro, segue pela Getúlio Vargas, até o auditório da CDL, onde uma Roda de Conversa vai debater as necessidades, desafios e dificuldades no tratamento do câncer de mama, no Estado. M

No mês de abril, a programação prossegue com um evento no Parque das Águas, no sábado (27.04) a partir das 17h. A associação vai realizar uma mostra do que oferece às assistidas, gratuitamente. É uma forma de dar maior visibilidade ao trabalho feito por pessoas voluntárias que contribuem também para a manutenção financeira da associação. Outros eventos estão sendo definidos na agenda de comemorações dos 10 anos, ao longo de 2019.

voluntárias e assistidas.jpg

Desde 2009, mulheres em tratamento e pós-tratamento da neoplasia, na Capital do Estado - e com o incentivo da associação, em entidades similares criadas nas cidades de Cáceres, Primavera do Leste e Barra do Garças - recebem apoio de voluntários e promovem campanhas educativas divulgando o diagnóstico precoce do câncer de mama por meio do autoexame e de visitas periódicas ao médico. Além disso, em Cuiabá, uma série de atividades são oferecidas na sede da MTmamma para garantir mais qualidade de vida às assistidas, como são chamadas as mulheres atendidas pela entidade.A Marcha Rosa e a Campanha Outubro Rosa são eventos anuais realizados pela MTmamma que garantem a divulgação da detecção precoce e cobram das autoridade uma melhor estrutura para o tratamento.O apoio de diversas empresas e instituições é fundamental neste processo.

HISTÓRICO -A preocupação pontual com o câncer que mais atinge as mulheres no país, surgiu de um grupo de voluntários do Hospital de Câncer, em Cuiabá, que realizava o chamado Café com

Eleição Diretoria

Carinho. Com o incentivo da Américamama, uma organização não governamental da América Latina, com sede em São Paulo, que se reuniu com o grupo em Cuiabá, levou as pessoas a se mobilizaram para formatar aMTmamma amigos do peito, no final de 2008. E, em 03 de março de 2009, a associação foi, oficialmente, registrada. Logo em seguida, em 2010 e 2011, éreconhecida pelo município e pelo Estado, respectivamente, como entidade pública sem fins lucrativos.Em 2012, passou a integrar o Conselho Estadual de Direitos de Mulher de Mato Grosso (CEDM/MT),representando a sociedade civil.

Sem receber recursos oficiais, a MTmamma sobrevive da contribuição de associados, de doações e parcerias com o setor privado para atender mais de uma centena de mulheres em tratamento e pós-tratamento do câncer de mama e manter a sede onde voluntários oferecem atividades gratuitas como reiki, meditação,hidroginástica, dança do ventre terapêutica, fisioterapia, oficinas de artesanato e customização, bate-papos mensais e grupo de psicoterapia. A MTmamma tem também o primeiro Banco de Perucas, do Estado, cedendo em regime de comodato perucas para o estágio do tratamento em que os cabelos caem.

PIONEIRISMO -A MTmamma lançou a Campanha Outubro Rosa, no Estado, em 2010.Além de incentivar e iluminar de rosa prédios públicos e privados em Cuiabá e em cidades do interior, a associação promove um Bazar Beneficente para a venda de produtos nos shoppings de Cuiabá e Várzea Grande, palestras educativas em instituições públicas e privadas (agendadas préviamente), a Caminhada pela Saúde das Mamas, no Parque Mãe Bonifácia, O Dia na Praça Alencastro e o encerramento dacampanha em um jantarbeneficente denominado MACARROmama, no Cenarium Rural. Já a Marcha Rosa é realizada, desde 2014, como uma forma de chamar a atenção da população para a críticaestrutura do setor de saúde pública para o tratamento da doença.

Veja no link a história da associação:

ENVIE ESTA MATÉRIA

Comentários

Preencha o formulário abaixo e seja o primeiro a comentar esta notícia

COMENTE ESTA MATÉRIA