Introdução

Os avanços terapêuticos e as pesquisas constantes em busca de novas perspectivas de tratamento têm oferecido mais opções e esperança de sobrevida às mulheres.

As opções terapêuticas para uma determinada paciente dependem de uma série de fatores que incluem idade e condições da menopausa; saúde geral; tamanho, Localização e estágio do tumor; tamanho da mama e presença de linfonodos axilares comprometidos. Também são consideradas certas características das células tumorais (como o fato de dependerem de hormônios para seu crescimento).

Muitas mulheres desejam aprender tudo o que podem sobre sua doença e opções terapêuticas e assim participar ativamente nas decisões em relação a seu tratamento. Provavelmente, terão muitas dúvidas e preocupações em relação às suas opções de tratamento. O médico é a melhor pessoa para responder as questões de cada paciente individualmente: quais as suas opções de tratamento, qual o sucesso que se espera obter com o tratamento e qual será o custo.

A maioria das pacientes também deseja saber como o tratamento afetará sua aparência estética e atividades diárias. A paciente também pode mostrar desejo de discutir com seu médico a participação em um estudo clínico, ou seja, uma pesquisa de novos métodos terapêuticos que envolvem indivíduos voluntários.

Aqui estão algumas dúvidas a serem perguntadas ao médico antes do início do tratamento:

•Quais são as minhas opções de tratamento?

•Quais são os benefícios esperados para cada tipo de tratamento?

•Quais são os riscos e os possíveis efeitos adversos para cada tipo de tratamento?

•Qual o custo provável do tratamento?

•Há novas drogas em estudo?

•Há possibilidade de participar de um estudo clínico?

Há muito que aprender sobre o câncer de mama e seu tratamento. As pacientes não devem sentir a necessidade de perguntar ou de entender tudo de uma única vez. Elas terão muitas outras oportunidades de solicitar que o médico explique o que não está claro.

ENVIE ESTA MATÉRIA